Considerando que a disciplina “Invenções e Intervenções Pedagógicas” será desenvolvida ao longo de todo o curso, perpassando os três módulos, a organização do tempo contempla no Módulo I: 10 horas, no Módulo II: 10 horas e no Módulo III: 10 horas, contabilizando no total 30 horas.
Nesse sentido, a metodologia a ser empregada levará em conta:
a)a realização de leituras previamente indicadas para a efetiva participação nas discussões e apresentações em grupo, inclusive trazendo bibliografia, documentos e informações complementares sobre a temática;
b) a participação ativa de todos, antes e durante as aulas, por meio da realização de atividades propostas;
c) a colaboração dos participantes por meio de indagações e contribuições em relação a própria experiência como docente;
d) a reflexão sistemática das experiências e do desenvolvimento de aprendizagens através de registros permanentes no diário de reflexões;
e) a organização de Eventos de Formação realizados em pequenos grupos, onde serão apresentadas as “invenções e intervenções” dos alunos enquanto professores da Educação Profissional, da Educação Básica e da EJA.
Pretende-se que, na medida do possível, os grupos viabilizem em suas escolas de origem processos de formação envolvendo os diversos atores constituintes e constitutivos da escola.